Notícias

Vantagens Fiscais e Segurança Atrai Imigrantes

Depois de um abrandamento durante os períodos de crise, a população imigrante voltou a aumentar. No ano passado o número de imigrantes a viver em Portugal elevou para 421417 cidadãos. A percentagem de imigrantes que vieram residir para Portugal pela primeira vez subiu 31%, sendo que os que mais requisitaram o titulo de residência foram brasileiros, italianos, franceses e britânicos, respetivamente. Só o número de cidadãos europeus a viver em Portugal subiu cerca de 29%.

No ranking dos 10 países com mais cidadãos a viver em Portugal estão os brasileiros, seguidos de italianos, franceses, espanhóis, guiné-bissau e cabo verdianos. Fatores de atratividade, como a perceção de Portugal como um país seguro bem como vantagens fiscais foram importantes para os estrangeiros oriundos de países da União Europeia. São cidadãos com nível de escolaridade elevada e uma percentagem está reformada.

A descida do número de cidadãos africanos no ranking é explicada pelo número de aquisições de nacionalidade portuguesa.

81,6% da população imigrante está ativa e o grupo etário entre os 20 e os 39 anos é o mais representado. A faixa etária dos 65 anos ou mais é de 9,4% e os jovens dos 0 aos 14 é de 9%.

Esta população distribui-se geograficamente no litoral e nas grandes cidades, como Porto, Lisboa, Faro e Setúbal.

Por género a tendência é igual aos anos anteriores com menor número de mulheres do que homens.

O número de pedidos de asilo também subiu, sendo o maior número de pedidos de cidadãos ucranianos. Os restantes cidadãos são africanos sendo a maioria de sexo masculino entre os 19 e os 39 anos.

Quanto aos chamados visto gold ou autorizações de residência para investimento, representaram um investimento superior a 844 milhões de euros. Os principais beneficiários destes títulos foram a China, o Brasil, a África do Sul, a Turquia e a Rússia. Dois deles foram concedidos em 2017 pela criação de pelo menos 10 postos de trabalho. (Fonte: Público)

Serviços I-Migrant:

Entrada em Portugal

Residência em Portugal

Golden Visa

Nacionalidade Portuguesa

Fiscalidade

Outros Serviços